As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

RETIRO ANUAL 2025

ROGATE: UMA PALAVRA DE ESPERANÇA

Notícias

22.07.2025 - 11:13:00 | 2 minutos de leitura

RETIRO ANUAL 2025

Rogate: Uma Palavra que Gera Esperança

"A alma consagrada a Jesus possui uma grande esperança que a torna feliz, felicíssima! Sua esperança é Deus! Seus olhares estão voltados para o Céu. Aqui, sua esperança consiste em crescer na santificação, para, posteriormente, estar eternamente unida a Deus."[i]

Essa profunda verdade sobre a esperança que emana da consagração a Deus foi o fio condutor do retiro anual de um grupo de 21 irmãs, incluindo 18 Filhas do Divino Zelo e 3 Franciscanas de São Pascoal Baião. Entre os dias 13 e 20 de julho, elas se reuniram na sede da Província Nossa Senhora do Rogate para o retiro anual sob o tema "Rogate: Uma Palavra de Esperança".

O Padre Anselmo Mantovane, sacerdote palotino, foi o responsável por assessorar esses dias de espiritualidade. Ele conduziu as religiosas por uma imersão no Querigma, a proclamação essencial do Evangelho. Padre Anselmo habilmente conectou a mensagem central de Cristo Ressuscitado – que é amor, salvação e vida nova – à vivência da esperança. Ao aprofundarem-se no Querigma, as Irmãs foram convidadas a redescobrir a alegria e o dinamismo da fé que impulsiona a oração pelas vocações. Elas puderam, assim, compreender que essa súplica não é apenas um pedido, mas, em sua essência, um ato de crer na vitória de Cristo e na contínua ação do Espírito Santo.

Nos dias 19 e 20, a Madre M. Gislene complementou as reflexões com duas importantes colocações. Citando os escritos de Santo Aníbal Maria sobre o Rogate, ela chamou a atenção das Filhas do Divino Zelo para a preciosidade de seu carisma, reforçando que "ninguém pode rezar pelas vocações como as Filhas do Divino Zelo rezam, pois foi dado a elas esse grande tesouro". E cabe a elas cuidar desse dom precioso como a mãe cuida do filho, pois o carisma herdado de seu fundador Santo Aníbal Maria as convida a saírem da passividade e a assumir um papel ativo na providência divina. Ao rezar pelas vocações, ao pedir mais operários para a messe do Senhor, expressão a fé inabalável de que Deus jamais abandona seu povo, colaborando para que a alegria e a verdade do Evangelho continuem a se espalhar por todo o mundo.

Que o Senhor da messe pela intercessão de Santo Aníbal Maria e Madre Maria Nazarena, continue enviando muitos (as) e santos (as) operários (as) e para a vossa messe.

 



[i] Antologia Rogacionista, pág. 31

Mais Notícias